Batman vs Superman: A origem da justiça
- Luana Alves
- 28 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Hey!
Amo personagens da DC Comics e amo personagens da Marvel. Consigo me divertir com HQS e filmes de ambos universos e acredito que mais importante que vestir uma camisa só é se divertir com as coisas boas que as duas podem criar.
Com esse pensamento fui assistir a Batman vs Superman: A origem da Justiça.
Claro que deu um medinho. Primeiro porque a trilogia The Dark Knight foi boa demais! Sabe aquela impressão que por mais que tentassem nunca fariam um filme tão bom assim?! Segundo, o Ben Affleck. Não que eu ache que o desastre de “Demolidor – um Homem sem medo” seja culpa única dele, mas o Batman... é o Batman. E precisa ser muito fera pra dar veracidade pro Morcego de Gotham. Não sabia se ele seria capaz de me convencer (embora tivesse o queixo perfeito para o papel). Terceiro, “Superman: O homem de aço” de 2013, não me agradou completamente.
O trailer foi fantástico. Me deixou com a expectativa super boa e o medo quase que desapareceu completamente. Quando a Mulher Maravilha apareceu no trailer me deu vontade de gritar. A trindade da DC ali, diante dos nossos olhos, juntos, sem enrolação de cinquenta filmes (sim, isso foi uma clara referência a demora da Marvel pra unir os Vingadores)... Os líderes da liga... Cara, muita emoção. Fui de dedinhos cruzados, torcendo para não me desapontar.
***
Meuuu! O filme é sensacional. Sei que críticos especializados criticaram demais e foram bem negativos. Mas eu amei. Não, não é um filme de humor. Você não dá tanta risada quanto nos filmes da Marvel, mas quem estava esperando isso? São personagens diferentes e todo mundo sabe que o Batman é tão sério que beira o rabugento e o Superman também não é nenhum piadista. Acredito que toques de humor serão acrescentados quando o Flash integrar a Liga. Em Batman vs Superman não cabia cenas bem humoradas. Os críticos disseram que é um filme que não chega a emocionar. Bem, eu sai com o rímel borrado. Achei que tem a dose correta de emoção, sem apelar, mas mexe com nossos sentimentos. Ouvi várias fungadas pela sala de cinema, se precisarem de contraprovas. E quando a Mulher Maravilha se une ao Batman e ao Superman... Arrepiei. As cenas de ação são fantásticas, muito bem elaboradas. A trilha sonora e a fotografia está perfeita também. A antipatia do Batman pelo Superman está super embasada, a gente consegue entender plenamente o motivo da rixa. O embate dos dois está fenomenal. A rápida aparição de outros membros da liga está “Ahhhh!” (grito de emoção!). E Ben Affleck, eu te perdoo. Mandou super bem emprestando seu queixo pro nosso herói (“Você não é corajoso. Humanos são corajosos!”) das trevas.
Mas não são só flores. Achei o começo meio cansativo, mostrando três histórias paralelas, que pareciam que nunca iriam se conectar. O Lex está psicótico (É Lex... uso palavras grandes para minha mente pequena.) demais, debochado demais, caricato demais. O Alfred está bem diferente do que estamos acostumados também. Não que isso seja ruim, só diferente. Vou precisar de um tempo para me acostumar.
***
Vale a reflexão política que o filme propõem. Poder absoluto corrompe? A humanidade precisa de esperança, mas que preço estamos dispostos a pagar?
***
Enfim, people. Filmaço. Nota 9,5.
ヽ(*≧ω≦)ノ

Comments