top of page

Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

  • Luana Alves
  • 3 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura


Hey!


resenha tudo e todas as coisas


Sabe quando você pega um livro, não, não, quando um livro te pega e você não consegue larga-lo nem para ir ao banheiro? E começa a ouvir barulhos estranhos e quando se dá conta eles estão vindo do seu estômago porque você esqueceu de comer? E você não consegue ir dormir até chegar à última página? Foi isso que aconteceu comigo e Tudo e Todas as Coisas, da Nicola Yoon. Fazia muito, muito tempo que não terminava a leitura de um livro em 24 hs, e Tudo e Todas as Coisas levou bem menos que meio período para ser devorado.

O primeiro romance de Nicola Yoon “chegou chegando” e alcançou o posto de Best-seller #1 do The New York Times. A escritora é da Jamaica, mas mora nos Estados Unidos, e o marido dela foi o ilustrador do livro. Que ilustrações perfeitas! São anotações da Madeline, como se ela tivesse feito os desenhos e os gráficos, e são uma gracinha! Me demorei vários minutos em cada desenho, apreciando os detalhes. Faça uma nota mental: Leia até os agradecimentos dela no final do livro. A mulher escreve tão bem que até nos agradecimentos (em especial ao David Yoon) conseguiu me emocionar.

Tudo nesse livro me encantou. A capa está perfeita, o marcador que veio com ele é o mais lindo que já vi, a diagramação está impecável e já falei sobre as ilustrações, né? Agora vamos a história:

Tudo e Todas as Coisas nos conta a história de Madeline Whittier, uma garota de 18 anos que sofre de Imunodeficiência Combinada Grave, um tipo raro de alergia, onde o portador pode sofrer uma reação alérgica à basicamente qualquer coisa e morrer. Devido a isso, Madeline vive em uma bolha (na verdade seu quarto branco), e nunca pôde frequentar a escola ou sair na rua. Embora isso pareça desesperador para qualquer pessoa, em especial aos jovens cheios de energia, Madeline suporta bem sua condição. Tem uma relação super achegada com a mãe e com sua enfermeira, Carla. E ocupa seu tempo vivendo por meio das histórias dos livros.


***O livro preferido dela é O pequeno Príncipe e traz várias referências à ele. ***


Bastante conformada com sua vida, Madeline vai sobrevivendo um dia após o outro tentando não pensar no que lhe faz falta e nem no que ela não pode ter ou fazer. Até que um dia uma família se muda para a casa ao lado, e ela, da janela do seu quarto, observa o andamento da mudança e vê Olly pela primeira vez.

Olly (pausa para suspiro), é incrível. Que garoto doce, criativo e gentil. O que ele faz com um bolo, para chamar a atenção da vizinha do outro lado da janela, é hilário. Ri alto e já amei o Olly ali. Eu e a Madeline também. Ou seja, nossa protagonista com IDCG, agora, quer algo que ela não pode ter.

livro tudo e todas as coisas

Li algumas pessoas dizendo que se surpreenderam com o final do livro. Eu não me surpreendi exatamente, em alguns momentos imaginei que poderia ser o que de fato foi (mas não poderia afirmar nada, já que Nicola esconde as cartas na manga muito bem). [Minhas suspeitas tem dois motivos: A recepção deles no aeroporto do Hawaii e o Jantar. Pararam pra pensar que ela poderia, muito bem, ter tido uma reação mortal nesses lugares?)

Além de um romance, que a princípio parece impossível, esse livro aborda outros temas importantes. As relações familiares, a devastação que as perdas podem causar em nossa vida, como estamos confortáveis diante da vida e de repente, do nada, tudo muda e ficamos sem chão, sem saber quais serão nossos próximos passos.

Ler Tudo e Todas as Coisas nos faz ter mais humildade e agradecer por todas as pequenas coisas que podemos fazer diariamente. Nos faz ter mais coragem para ir atrás daquilo que parece ser muito difícil, mas que parece valer a pena. Nos faz lembrar da pureza e êxtase que os primeiros toques causados pela paixão causa. E nos faz querer o Olly. Hahaha.


***


Cheguei aos mil seguidores no instagram do Blog (seus lindos) e prometi um sorteio. É claro que o presente vai ser Tudo e Todas as Coisas. Então, se não me segue no insta, corre pra lá pra participar. Na página inicial tem o link (só clicar no ícone do insta que você será direcionado para lá) ou @segunda.opiniao.


(。♥‿♥。)

 
 
 

Comments


PROCURE POR TAGS:
bottom of page