top of page

A garota que você deixou para trás - Jojo Moyes

  • Luana Alves
  • 24 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

Hey!


Uma informação importante que dei no Snap assim que peguei o livro: Tentei limpar a capa. Haha. A Intrínseca caprichou tanto no encardido da arte que achei mesmo que fosse sujeira.

***

AUTOR: Jojo Moyes

PÁGINAS: 384

EDITORA: Intrínseca

ANO: 2014

ESTILO: Literatura estrangeira / Romance


Sophie Lefèvre vê seu mundo ruir quando seu marido, Édouard, é convocado para lutar na 1ª Guerra Mundial. Para não deixar a irmã sozinha, Sophie retorna a sua cidade natal, St Péronne, e passa a cuidar de Helene, que está muito fragilizada com a partida do marido, de seus sobrinhos e do irmão mais novo, Aurélien. As tropas alemãs decidem usar o hotel da família para fazer as refeições e Sophie e Helene são obrigadas a cozinhar para os inimigos. O Herr Kommandant fica encantado com um quadro de Sophie, pintado por Édouard, e isso faz com que os dois, aos poucos, se aproximem. Ao saber que seu marido foi enviado para um campo de prisioneiros, Sophie fica completamente desesperada e está disposta a qualquer coisa para ajudá-lo.


“- Eu lhe dou o quadro – eu disse. – Aquele de que tanto gosta.

Ele abaixou a mão. Suspirou e virou as costas.

- É a coisa mais preciosa que eu tenho. (...) Qualquer coisa se o senhor conseguir libertar o meu marido. Eu farei qualquer coisa.”


Depois, quando estamos muito curiosos para saber o que aconteceu com Sophie, somos transportados secamente para Londres, em 2006. (Nesse momento fiquei meio revoltada, porque a escritora interrompe a história de Sophie numa parte super decisiva.) Conhecemos então Liv Halston, uma jovem viúva, que tem se esforçado para seguir em frente após a morte do marido. Em sua casa extremamente limpa e estéril, um quadro chamado de “A garota que você deixou para trás” lhe faz companhia.


“- Ele é... o meu objeto favorito nesta casa. Na verdade, é o meu objeto favorito no mundo inteiro. – Faz uma pausa. – David me deu na lua de mel.”


O quadro, porém, passa a fazer parte de um processo de Restituição de Propriedade, com o intuito de devolver obras de arte às famílias que sofreram saque em tempos de guerra. Liv se vê sozinha em meio a uma disputa judicial e precisa descobrir de fato o que aconteceu com Sophie e com o quadro, há quase 100 anos.

***

capa a garota que voce deixou para tras


Jojo Moyes criou duas personagens excelentes. Sophie é corajosa, segura e notável. Apaixonada pelo marido, extremamente cuidadosa com a família e com os vizinhos, disposta a se arriscar pelo bem de outros. Acompanhamos a luta interna da Sra. Lefèvre, entre o que é moralmente aceito e o que poderia significar a sobrevivência do homem que ela ama. Poderia confiar em um alemão, afinal?

Sofri com a Sophie e pela Sophie. E a cada nova descoberta sobre o passado, cartas encontradas, notas em jornais, vamos tentando encaixar as peças do quebra cabeça para descobrir o que aconteceu com ela.


“E sabe de uma coisa? No íntimo, me agrada a ideia de que a gente pode ter um quadro com força suficiente para abalar um casamento. E ela é bem bonita. Não consigo parar de olhar para ela. Em vista de tudo o mais que parece estar acontecendo por aqui, é bom ter algo belo para olhar.”


A princípio parece que Liv é o oposto de Sophie. Ela está devastada pela morte precoce do marido e completamente perdida. Porém, A garota que você deixou para trás tem um efeito positivo sobre Liv, e ela deseja ser como a garota pintada ali: segura, ousada e um pouco arrogante. E com o andamento do processo percebemos essa evolução em Liv e em como ela se apega com todas as forças e luta com tudo o que tem pelo que acredita ser certo.


Estava preparada para desidratar (e ter que ir para o hospital tomar soro) de tanto chorar, pois os livros que tinha lido da Jojo Moyes anteriormente me fizeram acreditar que ela era uma sádica sem coração (e nem tinha como pano de fundo uma guerra, hein?!). No entanto, dessa vez a escritora foi uma linda e terminei a leitura abraçando o livro e querendo lhe dar um beijo estalado na bochecha.


(ʃƪ ˘ ³˘)


 
 
 

Kommentare


PROCURE POR TAGS:
bottom of page