Por que as pessoas não são felizes? - Maurício Patrocínio
- Luana Alves
- 1 de ago. de 2016
- 3 min de leitura
Hey!
Você é feliz? Essa é a pergunta que Maurício Patrocínio nos propõem em seu primeiro livro. É uma pergunta que nos faz parar por um momento, repensar todos os aspectos da nossa vida e, na maioria das vezes, respondemos um “mais ou menos” sem muita convicção, correto? Mas o que o autor aborda em seu livro é que não existe um tipo de felicidade absoluta. Podemos ser felizes sem estarmos alegres o tempo todo.

Mais legal ainda é saber que o autor vive o que prega. Quando encomendamos o livro pelo site dele tivemos problema com a entrega. Como demoramos para receber, meu marido entrou em contato por email para saber o porquê da demora. O autor foi extremamente simpático, dizendo que o livro já havia sido enviado há dias e que devia ter extraviado. Nos garantiu que enviaria outro. Esperamos mais alguns dias e nada. Entramos em contato com ele de novo. E SAC (serviço de atendimento ao consumidor) costuma ser um porre. Quando você vai reclamar de um serviço ou de um produto, a empresa já te atende na defensiva e fica arrumando desculpas ou justificativas infundadas. Mas não o Maurício. Novamente ele foi muito educado, respondeu nossa solicitação com prontidão e cortesia. Sabe aquele tipo de pessoa que é impossível você se estressar? E dessa vez recebemos o livro.
De repente é uma jogada de marketing para demonstrar como ele é realmente um cara gente boa. Haha. Mas, talvez ele é uma dessas pessoas raras que realmente querem fazer os outros felizes.
AUTOR: Maurício Patrocínio
PÁGINAS: 173
EDITORA: Scortecci
ANO: 2015
ESTILO: Ficção Brasileira / Autoajuda
Maurício narra o livro em primeira pessoa e o personagem é ele mesmo. Não sei até que ponto os encontros e diálogos descritos são autobiográficos, mas nos dá a impressão que ele narra a vida dele e como ele descobriu que Discutir a Felicidade era o grande lance da sua vida.
Em nenhum momento vemos qualquer referência à autoajuda, talvez o autor tenha certa aversão a essa definição. Entretanto, um livro feito especialmente para te ajudar a refletir sobre a felicidade se enquadra bem no termo.
A mensagem do livro é excelente. Embora tenha algumas frases prontas (“Percebi, também, que quem vive de passado é museu.”), a reflexão que somos apresentados vale a pena.
Criando cenários e encontros com vários tipos de pessoas diferentes o autor nos encaminha para assuntos como:
Negatividade;
Busca de Prazeres Vazios;
Problemas no casamento;
Ética no trabalho;
Desentendimento com amigos e
Falsa ideia de felicidade alimentada nas redes sociais.
Como o livro é uma ficção, o “personagem” Maurício se sente na obrigação de aconselhar todo mundo que cruza com ele. Para nos transmitir verdades importantes, ele acaba dando sermão nos outros personagens, e, para mim, os diálogos apresentados foram um tanto irreais. Porém, era necessário para fazer caber a sua mensagem numa história.
O português do livro está ótimo, a diagramação está uma gracinha e são poucas páginas, então, quando você se dá conta já terminou.
E o livro me fez ponderar sobre várias questões. Por exemplo, em tempos de rede social, onde há uma competição aberta para mostrar quem é mais feliz e mais bem sucedido, a verdade é outra.
Meu livro está todo grifado para poder voltar nas frases de efeito que mais gostei. Alguns quotes para vocês:
“E talvez a felicidade tivesse várias formas, cheiros, cores – embora muitos não soubessem discerni-la ou a confundissem com outra coisa fugaz e passageira.” – Pg. 21
“É melhor fracassar com ética do que vencer sem ela.” – Pg. 48
“O negativo, em geral, não faz comentários positivos sobre nada. Mesmo que você dissesse que ia para França de férias, ele comentaria do avião que caiu em Paris.” – Pg. 52
“Ninguém vai trilhar seu caminho por você, e muito provavelmente, ninguém o entenderá. Porque ele é seu.” – Pg. 119
“Aves de mesma plumagem voam juntas.” – Pg. 164.
Ainda tem centenas de frases marcadas no meu livro, mas não dá pra colocar todas aqui, melhor você comprar o livro e definir as suas favoritas. Topar com esse livro foi um acidente feliz. E, desejo muitos “acidentes felizes” na minha vida e na de vocês.
Talvez você não encontre na livraria que está acostumado a ir, então é mais fácil comprar pelo site do autor. Link AQUI.
(((o(*゚▽゚*)o)))

Comentarios