[Resenha] O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs
- Luana Alves
- 17 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Hey!
O filme O Lar das Crianças Peculiares estreia no dia 29 de Setembro e será dirigido por ninguém menos que Tim Burton. Foi isso que me fez largar a minha lista de leituras e me agarrar ao livro O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.
"Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito..." - Tim Burton.
Amo o estilo do Diretor e a recomendação dele foi o bastante para eu mergulhar nesse mundo tenso e estranho criado por Ransom Riggs.

AUTOR : Ransom Riggs
PÁGINAS: 336
EDITORA: Leya
ANO: 2015
ASSUNTO: Terror
Jacob passou a infância ouvindo histórias extraordinárias do avô, um ex militar. Mas, ainda bem jovem, Jacob passou a considerar que todas aquelas histórias eram só fantasias e considerar o avô um tanto senil por continuar agarrado à elas. Quando Jacob está com 16 anos, seu avô morre de uma forma misteriosa, mas deixa pistas misteriosas que encaminham Jake para uma distante ilha galesa. Lá ele encontra o orfanato em que o avô cresceu, em ruínas e completamente abandonado. Entretanto, de alguma forma, aquelas crianças que eram os protagonistas das histórias fantásticas que ouvia na infância ainda estão vivas e têm habilidades bastante peculiares. Jacob precisa descobrir se ele também possui algum dom e de que forma ajudará aquelas crianças que estão correndo um grande perigo.
***
Embora o livro seja definido como Terror, acho que ficção fantástica ou aventura define melhor.
Jacob narra os acontecimentos em primeira pessoa e em alguns momentos o autor usa o tom correto para um garoto de 16 anos. Conseguimos perceber a juventude de Jake pelo modo de falar e pensar.
A história me fez lembrar de X-Men, com pessoas que nascem com habilidades especiais e causam medo nos humanos normais, precisando se esconder e, as vezes, se defender deles. Há também aqueles que deixam se levar pelo desejo de poder absoluto e controle, e vão para o lado escuro da força (acompanhem a enxurrada de referências. Hehe). Porém, a história de Ransom Riggs não é só mais uma cópia. As criaturas são bem descritas e tem todo um fundo histórico muito interessante. O uso que faz das Aves e o papel que elas desempenham é muito bom, assim como os Etéreos (A palavra deriva de Éter, que é considerado um fluido hipotético, imponderável, elástico, que se considerava como o agente de transmissão da luz e da eletricidade) e Acólitos (ministro que acompanha e auxilia [sacerdotes católicos, literalmente]) são bastante originais e dão à obra a vileza necessária.
O ponto alto, sem dúvida, são as fotografias.

(Clique sobre a imagem para ampliá-la)
E o livro termina de uma forma surpreendente, tudo pode acontecer a partir dali. Enlouquecida para ler a continuação.
Olha só o trailer do filme, que já tá chegando *---* (que já deixou claro que foi baseado, mas não vai seguir à risca, no que é apresentado no livro).
o(`ω´*)o

Comments