top of page

[Filme/Anime] 5 Centímetros por Segundo

  • Luana Alves
  • 18 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Hey!


Sempre procuro algo para me fazer companhia nas noites insones, e costumo evitar as séries que estou acompanhando (elas não combinam com meu humor das madrugadas), procuro coisas mais dramáticas, sem tanto humor, com mais profundidade. Encontrei o filme em anime 5 Centímetros por Segundo dessa forma.


5 centimetros por segundo

A capa do filme já me ganhou: Lindas árvores de cerejeira em flor (coisa pela qual sou completamente apaixonada ♥), o nome escolhido (que me remeteu ao filme 3 Metros Acima do Céu [descobri que gosto de nomes de filmes que parecem saídos de um problema de física]) e a sinopse: “Os inseparáveis amigos Takaki Tonoo e Akari Shinohara, ligados pela paixão por livros (♥!), vão lentamente se afastando quando suas famílias se mudam.”


***


TÍTULO: 5 Centímeters per Second

DIREÇÃO: Makoto Shinkai (Quero ver tudo que esse homem já fez agora.)

GÊNERO: Anime/Drama

LANÇAMENTO: 03/03/2007


Takaki e Akari são muito amigos, a ponto de se tratarem pelo primeiro nome (no Japão isso só é possível diante de uma grande intimidade) e sofrerem com a piadinha de amigos (aqui seria algo do tipo: “Dois namoradinhos, só falta dar beijinho...” ¬¬’). Quando Akari descobre que vai mudar de cidade fica muito abalada e Takaki também não sabe como reagir diante da inevitável separação. Após alguns meses longe, Akari começa a trocar cartas com seu antigo amigo, e fica bem claro que o desejo de ambos é estarem perto. Carta vai, carta vem... Takaki descobre que também precisa se mudar, ficando ainda mais longe, geograficamente, de Akari. Assim, antes da mudança, ele pega o trem e vai encontrá-la. Esse encontro marca a vida dos dois jovens, ainda com 13 anos, deixando marcas profundas por toda a vida.

Takaki e Akari

Mas a distância costuma ser implacável (quem já mudou e deixou amigos e amores para trás sabe bem do que estou falando), e as cartas vão ficando cada vez mais esporádicas e eles vão se distanciando 5 centímetros por segundo (a mesma velocidade em que cai uma pétala da flor da cerejeira).


***


Visualmente o filme é lindoooo! As cores, os sons, a calma com que as cenas passam, as flores de cerejeira, a neve caindo... A arte é um espetáculo que você precisa ver. A animação é em estilo “seinen” (ou seja, não tem aqueles olhões e cabelos azuis/rosa-chiclete. Se aproxima mais da realidade, e dá mais seriedade à história) e a narrativa é compartilhada entre Takaki e Akari, podemos mergulhar na profundidade dos dois personagens e entender os sentimentos e a realidade dos dois. A história é linda e real (e a vida real costuma não ter o “viveram felizes para sempre”), um choque de realidade bem-vindo, de que algumas pessoas marcarão a sua vida, mas não necessariamente permanecerão nela.


(Clique sobre a imagem para ampliá-la)


A música da cena final, One more time, One more chance, é linda e a tradução combina tanto com a história que você precisa ver. AQUI.


Foi feita uma adaptação para mangá que eu preciso! Vi o livro na livraria Cultura e não vejo a hora de voltar lá para comprar o meu (que, claro, mostrarei aqui para vocês).


O filme tem só 1 hora de duração, bem rapidinho, e vale muito a pena. É suave, arrebatador e sincero. Tem na Netflix.


♡(∩︵∩)♡



 
 
 

Comments


PROCURE POR TAGS:
bottom of page