[Filme] O Vendedor de Sonhos
- Luana Alves
- 20 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
Hey!
Considerando que o Brasil produz pouco mais de 100 filmes por ano e os EUA mais de 10 mil, fica claro que ainda estamos engatinhando na indústria cinematográfica. Mas isso não significa que boas coisas não estão sendo produzidas por aqui.
O Dr. Augusto Cury já foi considerado o autor brasileiro mais lido da década. E para comprovar o sucesso da sua obra, O Vendedor de Sonhos (lançado em 2008) foi adaptado como longa metragem este ano.

***
TÍTULO: O Vendedor de Sonhos
DIRETOR: Jayme Monjardim
DURAÇÃO: 1h33
GÊNERO: Drama
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos
LANÇAMENTO: 08 de dezembro de 2016

Júlio César, um famoso psicólogo, está prestes a se matar. Um mendigo conhecido como Mestre sobe até o 21º andar do prédio para tentar convencer aquele desconhecido de que vale a pena viver. Júlio se impressiona com a sabedoria daquele homem e passa a segui-lo. Uma bonita amizade surge entre os dois e logo descobrimos o que levou o Mestre a preferir viver nas ruas, o que fez com que Júlio César decidisse dar fim à própria vida e recebemos ótimas lições sobre o que realmente importa.
***
O Vendedor de Sonhos é um filme bem tranquilo. Embora o começo seja tenso, o enredo se desenrola sem muitas surpresas.
A princípio tive dificuldade para entender o portunhol do Mestre, mas logo peguei o jeito e pude aproveitar da sabedoria dele.
Algumas coisas ficam sem explicação e acredito que isso aconteceu porque o livro teve 2 continuações. Talvez os produtores do filme decidiram apostar em uma sequência e deixaram para mostrar o que acontece com o antagonista depois. Mas, para mim, pareceu mais um furo de roteiro.
A mensagem do filme é ótima! O modo como aborda o suicídio, a depressão, o que de fato traz felicidade, o que é sucesso etc, são lições valiosas e que todos precisam ter acesso. O método socrático usado pelo Mestre para ajudar seus ouvintes a chegarem às conclusões sozinhos também é incrível.
É um filme cheio de frases de efeito, mas não me arrebatou completamente. Acho que não conseguiu me convencer ou emocionar o suficiente para ganhar mais estrelas. Mas não é ruim. Valeu o ingresso e daria pra ver mais uma vez para fixar bem a mensagem.
“Esse homem resgatou-me quando eu estava prestes a me suicidar. Após o resgate, era para ele seguir seu caminho e eu o meu, e talvez nunca mais nos encontrássemos. Mas o diálogo que usou para dissuadir meu desejo de desistir da vida assombrou-me. Pela primeira vez curvei-me diante da sabedoria de um homem. Estava prestes a pôr um ponto final nos meus dias, mas ele, depois de provocar minha mente depressiva, fez-me uma proposta perturbadora:
- Quero vender-lhe uma vírgula.
- Uma vírgula? perguntei eu, pasmo. E ele completou:
- Sim, uma vírgula. Uma pequena vírgula, para que continue a escrever sua história.”
|( ̄3 ̄)|

Comments