[Série] 3%
- Luana Alves
- 3 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Hey!
3% é uma série brasileira desenvolvida para a Netflix e que tem feito sucesso. Pelo menos o pessoal do Insta que sigo foi ao delírio assistindo e maratonando. Não maratonei e demorei mais que o normal para terminar a 1ª temporada, mas, não me entenda mal, não é uma série ruim.

TÍTULO: 3%
TEMPORADAS: 1
EPISÓDIOS: 8
GÊNERO: Ficção científica, drama

Em um futuro pós-apocalíptico, uma região no Brasil chamada de o Continente está em ruínas. Falta comida, saneamento básico, acesso à educação e à saúde. Mas existe um lugar, o Mar Alto, onde há justiça social, alimentos, tecnologia etc. Ao completar 20 anos, pessoas do Continente passam por provas físicas e psicológicas e 3% dos concorrentes são aprovados para irem para o Mar Alto. Nem todos, porém, concordam com o processo de seleção. Um grupo chamado de A Causa procura se infiltrar no processo para falir o sistema e acabar com esse pequeno grupo de privilegiados.
***
Você é o criador do seu próprio mérito!
3% é como as boas e velhas distopias costumam ser. Pessoas oprimidas por um governo ou por um sistema se rebelam tentando conseguir condições de vida melhores. A ambientação está perfeita. Lugares paupérrimos, sujos e indignos são retratados. Cenários bem construídos? Duvido, já que vivemos em um país onde as favelas são tão famosas quanto às praias. Nesse caso, infelizmente, não é uma mera ficção. Mas há também o local onde se passa a seleção, piso de cimento queimado, luzes fortes, paredes de vidro e tecnologia por todo lugar. Um grande contraste com a realidade dos participantes do processo (e da grande maioria dos brasileiros reais).

As provas foram bem pensadas assim como as personagens. Pessoas que estão dispostas a fazer qualquer coisa para deixar a vida miserável para trás e irem para o Mar Alto. Algumas provas lembram demais algo tirado da série Divergente, até porquê, nesse mundo nada se cria, tudo se copia.
Algumas atuações deixaram a desejar. É uma série tensa, com flashbacks do passado dos participantes, mostrando o motivo de cada um estar ali, o que querem deixar para trás e o que esperam conseguir no Mar Alto. Essa densidade não conseguiu ser completamente vivida por alguns atores, mas dá pra passar.

O final me surpreendeu. Mesmo. Alguns que eu tinha certeza que passariam, ficaram para trás; alguns que pareciam ser ótimas pessoas, se revelaram corrompidas; alguns que mereciam ser punidos, passaram. Ou seja, tudo pode ser a partir da 2ª temporada. Ainda não li nada sobre a renovação para a sequência da série, mas com certeza assistirei se fizerem a continuação.
A Joana foi a minha personagem preferida. E o Fernando também conseguiu um pedaço do meu coração.
Uma série que mostra até onde as pessoas são capazes de ir pelo instinto de sobrevivência. Dá uma olhada no trailer:
Já viu? Me conta o que achou.
Σ (□ □ _)

Comments