[Resenha] Onde Cantam os Pássaros - Evie Wyld
- Luana Alves
- 25 de mai. de 2017
- 3 min de leitura
Hey!
Mais um livro da DarkSide que é lindo (edição perfeita! Só ver as fotos para comprovar) e bem desconcertante. Mas, deixa eu te avisar logo: A sinopse é bem mentirosinha!
O que diz a sinopse – de forma resumida: Jake Whyte vive sozinha numa região isolada. Jake é uma pastora de ovelhas e cuida de tudo sozinha, tendo como companhia apenas um cachorro, o Cão. Algo tem vindo atrás de suas ovelhas e pela forma como elas são destroçadas, Jake desconfia que aquilo não tivesse sido causado pelas raposas. Desconfiando de todos que aparecem em sua fazenda e ouvindo rumores sobre uma fera obscura, Jake acaba tendo que lidar com o passado que ela tenta deixar para trás.
Mas, se o livro não é bem sobre isso, do que se trata então? Vem comigo que eu te conto.

TÍTULO: Onde Cantam os Pássaros
AUTORA: Evie Wyld
EDITORA: Darkside
ANO DE LANÇAMENTO: 2015
PÁGINAS: 251
GÊNERO: Ficção estrangeira/ Suspense

A narrativa é em primeira pessoa. Jake nos apresenta com detalhes impressionantes os lugares por onde ela passou. Sinto como se já tivesse visitado a Austrália e tivesse ido passar uns dias numa fazenda de uma ilha britânica. Ela descreve os pássaros e seus cantos, todos os marsupiais com quem ela cruza e até mesmo o odor dos locais. Evie, a autora, tem uma das narrativas mais ricas de que me lembro de ter visto nos últimos tempos.

Os capítulos alternam entre presente – Jake na ilha, sozinha, fugindo de algo e tentando proteger suas ovelhas – e passado. Demorou alguns capítulos para eu conseguir me situar porque o passado é decrescente. Vamos indo cada vez mais fundo no passado da protagonista. Embora cause uma estranheza inicial, a maneira como foi construído o enredo é genial. No presente temos uma Jake reclusa, sempre com medo, desconfiando de tudo e todos, sempre à espera de uma tragédia iminente. A cada regressão Jake nos conta como ela foi parar na ilha, de quem ela se escondia, de que modo ela foi embora, como ela chegou lá, por que ela precisou fazer aquilo, do que ela fugiu. Viu? A história dela é contada de trás para frente e isso fez um sentido absurdo. Quando conhecemos alguém, conhecemos quem ela é hoje. Qual é o passado dela, as coisas pelas quais ela teve que passar e o que fez com que ela se tornasse quem é, desconhecemos. Aos poucos, à medida que a pessoa vai confiando mais na gente, ela vai compartilhando seu passado e vamos montando nosso quebra cabeça. Jake é essa pessoa e aos poucos, bem aos poucos, ela nos fornece mais informações sobre aquela vida que ela abandonou.
Aquela tensão está presente em todos os capítulos. No presente, a cada página que virava eu aguardava a aparição do chupa-cabra (nesse caso, chupa-ovelha). Mas, o livro não é sobre essa criatura. ‘Onde cantam os pássaros’ é sobre a Jake. Uma mulher que passou por muitas coisas ruins e que tenta desesperadamente se afastar de um erro, infantil e inconsequente, que deixou marcas profundas – na sua pele e em seu ser. Jake nos lembra que nosso presente começou a ser construído lá atrás e que o que somos hoje é o resultado do que fomos, do que fizemos e com quem convivemos.

Algumas coisas ficam sem explicação e isso causou uma onda de revoltas contra a obra. É 8 ou 80, sabe? Ou as críticas são extremamente negativas ou são só elogios. Pra ser sincera, um epílogo não faria mal nenhum. Entretanto, entendi a proposta da autora e após muita reflexão, decidi que ele vale 4/5 corações.

Comments