[Resenha] Mangá: 5 Centímetros por Segundo
- Luana Alves
- 1 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Hey!
Já resenhei o filme, que deu origem ao mangá, que leva o mesmo nome AQUI.
Fiquei apaixonada pela sensibilidade que Makoto Shinkai demonstrou ao contar a história de Akari Shinohara e Takaki Toono e precisei guardar esse amor na minha estante.

Takaki e Akari são muito amigos, a ponto de se tratarem pelo primeiro nome (no Japão isso só é possível diante de uma grande intimidade) e sofrerem com a piadinha de amigos. Quando Akari descobre que vai precisar mudar de cidade, fica muito abalada e Takaki também não sabe como reagir diante da inevitável separação. Após alguns meses longe, Akari começa a trocar cartas com seu antigo amigo, e fica bem claro que o desejo de ambos é estarem perto. Carta vai, carta vem... Takaki descobre que também vai se mudar, ficando ainda mais longe geograficamente de Akari. Assim, antes da mudança, ele pega o trem e vai encontrá-la. Esse encontro marca a vida dos dois jovens, ainda com 13 anos, deixando marcas profundas por toda a vida.
Mas a distância costuma ser implacável (quem já mudou e deixou amigos e amores para trás sabe bem do que estou falando), e as cartas vão ficando cada vez mais esporádicas e eles vão se distanciando 5 centímetros por segundo (a mesma velocidade com que as pétalas da flor da cerejeira caem).
A arte é de Yukiko Seike e está sensacional! Os olhares, os gestos, representam muito bem o que as personagens estão sentindo. Embora o mangá não conte com a paleta de cores estonteante do filme e com trilha sonora, ele é mais detalhado. Há mais sobre como Takaki está vivendo e sobre as pessoas com quem ele cruza.
Fica mais explícito como o distanciamento de Akari afetou o garoto e como isso acabou influenciando outros relacionamentos dele.
Infelizmente, o mangá não nos conta mais sobre a vida de Akari do que o filme, ainda assim, me senti mais próxima deles e pude compreender melhor a força do que eles sentiram, mesmo sendo tão novinhos.

O mangá foi publicado aqui pela NewPop em dois volumes. O primeiro foca em Akari e Takaki e o segundo no distanciamento deles. A qualidade está impecavél nos quesitos folhas e impressão.

Super recomendo os dois formatos. Filme para quem gosta de filme, mangá para quem gosta de mangá ou os dois se você gosta do Shinkai.

コメント