top of page

[Resenha] Seis Anos Depois - Harlan Coben

  • Luana Alves
  • 1 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

"Ao mesmo tempo que é um grande suspense, Seis Anos Depois é também uma incrível história de amor."

- Fort Lauderdale Sun-Sentinel

TÍTULO: Seis Anos Depois

AUTOR: Harlan Coben

PÁGINAS: 267

ANO DE LANÇAMENTO: 2014

GÊNERO: Ficção Americana / Romance policial

Jake e Natalie se conheceram no verão enquanto estavam em um retiro. Afastados da cidade e da tecnologia, a paixão que viveram foi completamente arrebatadora. Por isso, Jake não entendeu quando Natalie disse que iria se casar com um ex namorado. Para conseguir acreditar que sua história de amor chegou ao fim, o corajoso Jake foi ao casamento de Natalie com Todd Sanderson. Depois da cerimônia, Natalie pediu que Jake os deixasse em paz. Sem telefonemas, sem emails. O arrasado Jake prometeu e o determinado Jake cumpriu. Por seis anos.

Jake acreditava que estava levando bem a vida. Com um emprego que amava na universidade, com namoros casuais e descomplicados, ele parecia ter aceitado bem que havia perdido o amor de sua vida. Até que ele viu o nome de Todd Sanderson no obituário e não resistiu à tentação de ir ao funeral.

Só que Natalie não estava no funeral e Jake começou a descobrir que a morte de Todd estava envolta em mistérios. Onde estava Natalie? Quem matou Todd? Por que ele estava sendo perseguido agora? Por que Natalie o deixou? Enquanto Jake procura as respostas para essas perguntas, ele precisa lutar para sobreviver.

Essa foi a primeira experiência que tive com a escrita de Harlan Coben. Já havia lido maravilhas sobre esse homem, o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe.

Dá pra imaginar como estava minha expectativa, certo?

Jake narra em primeira pessoa, o que é ótimo. Ele descreve os ambientes e a si mesmo de forma muito honesta. Um Homão de verdade, seguro de suas escolhas e da vida que leva. Em alguns momentos me pareceu contraditório o Jake extremamente (e quando eu digo extremamente é extremamente mesmo!) romântico com o homão que entra em luta corporal com gângsters treinados na arte de torturar.

Depois do funeral, todo o livro se passa no decorrer de alguns dias. Me pareceu apressado demais, levando em conta o fôlego que um tranquilo professor universitário deveria ter.

Toda a trama, aliás, não me convenceu completamente. Como uma organização tão poderosa pode ter sido desbaratada em dias e por uma só pessoa? Talvez o livro merecesse mais páginas, para um desenrolar mais lento.

O suspense não me fez confabular hipóteses nem prender a respiração.

Ainda assim, o sentimento do Jake é lindo de se ler! A lealdade a esse amor que não deu certo, a essa mulher que o dispensou, é tocante. E a escrita de Harlan é envolvente. Li o livro todo numa viagem de ônibus longa; quando vi já havia chegado ao fim da história.

A edição é da Arqueiro. Com capa e diagramação simples, a edição combina bem com seu protagonista.

Não me entenda mal, eu gostei. Mesmo. Mas, acho que estava esperando demais.

Já leu Seis Anos Depois? Se puder me indicar outro livro do Coben, ficarei bem feliz. Afinal, ainda estou aguardando aquele encantamento total que as pessoas sentem ao lê-lo.



 
 
 

Comments


PROCURE POR TAGS:
bottom of page