top of page

(Utilidade Pública) Como fazer resenhas mais completas?

  • Claudia Del Santo
  • 13 de set. de 2017
  • 5 min de leitura

Olá!

Já que você está aqui, visitando um blog literário, suponho que gosta de ler, certo? (Avá!)

Alguma vez pensou em resenhar os livros que leu? Se a resposta for sim, com certeza você encontrará diversos blogs interessados em publicar suas resenhas e fazer de você um colaborador, ou então poderá criar seu próprio blog literário. Já pensou nisso?

Bem, mas se essa não é sua praia, essa matéria pode ajudá-lo a fazer boas resenhas para a escola/cursinho/faculdade.

A diferença de resenhas para resumo é que nas resenhas a pessoa acrescenta sua opinião pessoal sobre o texto, faz uma avaliação crítica do que foi lido. Já o resumo visa sintetizar o texto, condensar em poucas palavras a história.

Antes de qualquer coisa saiba que é muito importante escrever bem, com clareza e sem erros de português. Então, nada de correria. Leia e releia seu texto. Escreva primeiro em um programa que tenha corretor e só entregue/publique a resenha quando estiver seguro quanto a correção e compreensão do conteúdo.

Outra coisa importante é definir um estilo. Você quer passar a informação de forma leve, descontraída ou prefere um argumento mais técnico, prático? Isso vai de cada pessoa. Depois de definir a maneira como quer transmitir sua opinião, mãos a obra!

Assim que escolher o livro a ser lido, não se esqueça de ter sempre por perto post-its e um caderno/caderneta/papel, se você é daqueles que não gostam de marcar no próprio livro. Destaque com os post-its passagens que achou interessante do texto: frases, parágrafos, diálogos... Na caderneta anote as passagens que mais te causaram emoções, tanto boas e quanto ruins e suas impressões, também boas e ruins. Anote tudo: aquilo o que você achou que funcionou bem, ou o que mudaria na obra, caso você fosse o autor daquele título. Na hora da resenha, essas informações serão imprescindíveis.


1º. Introdução.

Com o livro concluído, chegou a hora de digitar sua resenha. O início é bem importante, pois é determinante para que o leitor prossiga ou não com a leitura. Se já começar reco-reco, o leitor vai desistir. Vale tudo para prender a atenção. Use referências atuais, trecho de músicas populares, ditados, bordões, memes… Faça o início do seu texto ser atrativo, instigante, gostoso de ler, misterioso… Vale de tudo. Solte a imaginação.


2º. Fale sobre a história.

Essa parte é essencial. É aqui que seu leitor vai decidir se a trama do livro funciona ou não para ele, se ele tem ou não interesse em fazer a leitura da obra. Não se apegue a sinopse do livro, faça um resumo nas suas próprias palavras, mas tente ser o mais claro e honesto possível. Existe muita sinopse nesse mundo de meu Deus que falta com a verdade sobre a história do livro. Só tome cuidado para não soltar spoilers, ou seja, tente não revelar demais. Vai ser uma tragédia se você confidenciar quem é o assassino, ou contar quem morre na obra.



3º. Opinião sincera.

É hora de pegar suas anotações e dizer o que você gostou e o que não gostou na história. Seja 100% sincero, mesmo que saiba que sua opinião não será muito popular. Inclua os pontos fortes, as melhores partes da obra e também os pontos negativos. Fale sobre a escrita do autor, o desenvolvimento dos personagens, a construção da história, o que você sentiu enquanto lia. Qualquer pequena emoção é bem vinda aqui.



4º. É hora de indicar (ou não) a obra. Diga para quais pessoas você indicaria o livro e quais pessoas deveriam evitá-lo. Explique o motivo. Esse não é um passo essencial na resenha, visto que muitos leitores buscam se aventurar por títulos completamente contrários ao que estão acostumados, mas é bom alertar caso alguma coisa ali sirva como gatilho emocional para alguém, ou seja, possa desestabilizar determinado tipo de leitor. Por exemplo, se a história aborda estupro, pedofilia, suicídio, relacionamento abusivo, maus tratos a animais/crianças… Tudo isso tem que ser informado, para evitar que alguém sinta desconforto durante a leitura. Outra vez é preciso bom senso, para não soltar spoiler.


5º. É bom falar sobre a edição do livro e que impressão ela deixou em você. É claro que esse passo só serve para aqueles que realizaram a leitura em livro físico. Fale sobre a capa, folha de guarda, as páginas - qualidade e cor, espaçamento da linha, tamanho da fonte, tipo de fonte, diagramação, sinopse, prólogo, epílogo, notas do autor, notas da editora, revisão, tradução, quarta capa… Tudo o que você achou que está bom e que poderia ser melhorado.



6º. Se achar oportuno, inclua quotes (trechos, frases, diálogos, pensamentos). Aqui você terá que consultar os post-its que deixou colado no livro. Incluir quotes enriquece sua resenha e a torna mais interessante. É claro que tem livros que tem muitas citações legais, outros nem tanto. Tudo vai depender do livro que você leu.


7º. Você pode incluir informações sobre o autor, embora nem todos os leitores estejam interessados nessa parte, visto que uma simples busca na internet pode sanar qualquer dúvida nesse respeito, mas inclua dados curiosos. Por exemplo, esses dias li uma resenha que informava que as ilustrações do livro em questão foi feita pelo próprio autor. Gostei de saber disso. Na verdade é legal incluir qualquer curiosidade, como por exemplo, se a obra já ganhou algum prêmio ou se será adaptada para o cinema, série de TV, novela, quadrinho, musical...


8º Conclua.

Tente fechar seu texto de maneira objetiva. A conclusão deve se relacionar com o que foi abordado até ali. Uma boa dica é interagir com seu leitor, perguntando se a obra despertou o interesse, ou se alguém que leu o livro teve as mesmas impressões que você. Um final bem bolado vai aumentar o impacto da resenha. Tome o cuidado de dar um tom fim de texto, para que a resenha não acabe do nada.


Dicas extras:

√ Tire fotos autorais com o livro. Nessas fotos, tente mostrar detalhes da obra, que o leitor não tem como saber, como ilustrações internas, diagramação, fonte e qualquer coisa relevante. Fotografar também é uma arte e a criatividade aqui é muito bem-vinda. O visual chama muita atenção do leitor, então capriche.

√ Inclua informações como quantas páginas tem o livro, de qual editora é, que ano foi lançado, qual seu gênero literário, se faz parte de uma série, dualogia, trilogia, saga.

√ Cuidado com o tamanho do texto. Tempo é dinheiro e os leitores não têm tempo a perder. Se o texto for longo demais os leitores ficarão assustados e pode ser que nem comecem a leitura. Tenha equilíbrio. O ideal é que o texto não seja nem muito curto nem muito longo. Se tiver que optar por um deles, que seja o curto.

√ Faça tudo com muito amor. Fica bem evidente para o leitor se você escreveu com pressa, sem inspiração ou só pra cumprir um prazo. Há muita coisa disponível na internet e você só cativará seus leitores se mantiver a qualidade. Procure aprimorar e melhorar seu trabalho, assim, terá seguidores fiéis e satisfeitos.

√ Não esqueça de responder os comentários dos leitores, sempre com muita educação e respeito.


Esses são os principais ingredientes para uma resenha mais completa e de sucesso. Esqueci alguma coisa que você costuma fazer nas suas resenhas? Enriqueça esse assunto deixando sua opinião e suas próprias dicas.


Beijos.

Câmbio. Desligo.


 
 
 

Comentários


PROCURE POR TAGS:
bottom of page