[Resenha] Apenas um Dia - Gayle Forman
- Bianca Santos
- 13 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.'Apenas um Dia' fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

TÍTULO: Apenas um Dia
AUTORA: Gayle Forman
PÁGINAS: 384
EDITORA: Novo Conceito
LANÇAMENTO: 2014
GÊNERO: Literatura Estrangeira / Romance / Young Adult

Faz dez minutos que estou olhando pra última frase do livro e gritando um sonoro "NÃO" (pelo menos mentalmente), sendo ainda mais sincera nem sei a quanto tempo estou dizendo "NÃO" de tão perplexa que estou com o final do livro.
Mas, por incrível que pareça, amei o livro e acho que é exatamente por isso que estou tão brava mentalmente com a escritora Gayle Forman; ela me abandonou ao escrever as últimas palavras do livro. Acabou com uma viagem maravilhosa que eu estava fazendo com a sua personagem principal Allyson, ou como eu prefiro, a nada simples: Lulu!
A história fala de uma típica Nerd que está a algumas semanas da faculdade, quando ela ganha de seus pais um tour pela Espanha com sua amiga de infância Melaine. O livro começa a descrever sua vida e logo vemos que em poucos momentos se é que em algum ela tomou o controle de sua vida e realmente escolheu fazer o que queria, sendo sempre guiada pelas expectativas de outros, principalmente de seus pais. Até que surge a oportunidade de ela jogar tudo pelos ares por causa de Willem e fazer uma viagem não programada por Paris por um dia.
E contra tudo o que ela pensa e já fez em sua vida ela se joga de cabeça nessa aventura. Assim entramos no emaranhado de sentimentos e pensamentos de Lulu!
O livro cita muito as obras de Shakespeare, mas não de modo monótono ou causando dificuldade pra quem nunca leu suas peças, mas mostrando como as ideias que ele defendeu em suas obras podem mudar a vida das pessoas, incluindo a vida de Allysson.
Ela é uma adolescente tentando encontrar seu verdadeiro "eu", entre "ser ou não ser", perdida entre o que ela achava que era e o que ela realmente é.
O livro leva você para as viagens que ela faz, fazendo você analisar o que é ir a um lugar diferente ou realmente viajar.
É um livro cheio de reviravoltas, novidades e desilusões, a escrita segue o ritmo da personagem, hora rápida e cheia de informações, hora calma e rotineira, o que na minha opinião dá vida ao livro.
Como vocês já perceberam o final é surpreendente, não é um final de felizes para sempre, nem aquele final que você acha que o escritor teve preguiça de terminar o livro, mas que te dá vontade de ler mais.
Pra quem gosta de viajar, de Shakespeare, ou apenas de uma história bem contada com emoções está aí uma boa dica pra se ler no seu próximo final de semana!

Apenas um Dia é o primeiro livro da trilogia, seguido por Apenas um Ano e Apenas uma Noite.

Comments