(Utilidade Pública) Projetos Literários para 2018
- Claudia Del Santo
- 13 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Oi, mores. Tudo bem? Vim compartilhar alguns projetos literários pessoais, que embora já tenha iniciado em 2017, pretendo seguir firme e forte no ano que vêm. Não esqueça de falar sobre seu projeto pessoal nos comentários, pois ele nos ajuda a diversificar as leituras, ampliar horizontes, sair da nossa zona de conforto e claro, ler mais.
Projeto 1 – Lendo Séries Longas

Sabe aquelas séries de livros sem fim, com 10 ou mais volumes? Dá uma preguiça danada de ler, mas sempre me dá uma inveja (boa) de quem diz que leu cada parágrafo, cada linha, cada palavra de uma série assim.
A vantagem em ler séries é que o leitor fica bem próximo dos personagens, acaba se sentindo muito confortável naquele universo, sem contar que é capaz de defender ou criticar com propriedade cada acontecimento, por conhecer o enredo a fundo.
Esse ano comecei a ler a série de livros Gossip Girl. Estou no sétimo volume, mas ainda falta quase a metade, pois são 13 livros no total. Intercalo a leitura deles com outros livros, mas sem afobação, pois não tenho prazo pré-estabelecido para concluir a série.
Por sorte a escrita da autora é super fluída, cada volume é diversão garantida e me conduz a um mundo que só me cabe imaginar – a elite privilegiada dos adolescentes de Manhattan. Outra vantagem são as descrições de NY; são tão precisa e bem-feitas que é como se eu conhecesse o lugar como a palma da minha mão.
Minha intenção é fazer um resumão dos livros aqui no blog quando acabar de ler último volume.
Antes mesmo de concluir Gossip Girl, já emendei outra série, O Diário da Princesa. Já finalizei a leitura do terceiro livro e optei por resenhar um a um. Aqui você pode acompanhar a resenha do PRIMEIRO e SEGUNDO volume.
Acho interessante encarar um projeto a longo prazo, que vai me colocar num contato constante com os mesmos personagens e universo. Quais séries de livros longos você já encarou ou encararia?
Projeto 2 – Lendo Autores Nacionais

A verdade é que esse ano li pouquíssimos autores nacionais (shame on me). Passeando por blogs literários, vi que o pessoal tem incentivado bastante a literatura nacional e decidi que precisava conhecer mais autores e obras dos meus compatriotas. Li recentemente o lançamento da minha autora nacional favorita Halice FRS BORBOLETA NEGRA e vou aproveitar a Black Friday para adquirir os livros dela que ainda não tenho. Estou, no momento, lendo um livro da Babi A. Sette, Não Me Esqueças e Carina Rissi já está na fila das minhas próximas leituras. Espero conhecer as obras de Raphael Montes, Pedro Bandeira, FML Pepper, Felipe Sali, Carolina Munhoz… E você qual seu autor nacional queridinho? Vou apreciar as dicas.
Projeto 3 – Lendo Clássicos

Infelizmente não li tantos clássicos quanto gostaria esse ano. Estou me lembrando apenas de dois O FANTASMA DA ÓPERA e PETER PAN. Tem muitos livros que são obrigatórios no currículo de um leitor e que eu só conheço por nome, por isso decidi que o ano que vem vou aumentar bestante essa lista da vergonha.
Se tudo der certo, no final do próximo ano faço uma tabela com o que conseguir ler desses projetos.
A ideia é incluir 3 livros do projeto, cada um representando um item, na minha lista de “para ler” do mês. Sei que não vou conseguir cumprir esse desafio todos os meses, mas a boa intenção vai me ajudar a aumentar esse tipo de leitura. E você, qual seu projeto literário para o próximo ano? Conte-me tudo, nada me escondas.
Vou deixar algumas dicas para que você monte seu próprio projeto literário para o ano que vêm.
Que tal conhecer autores novos, que já são bem consagrados e que você nunca leu?
E o que me diz de se aventurar por gêneros que você não dá muita bola, por exemplo HQ, Mangá, Auto-Ajuda...
Você também pode colocar na lista autores que já faleceram, autores iniciantes, autoras mulheres…
O que vale é conhecer coisas novas e ampliar seus horizontes. Bora montar seu projeto?
Beijos sabor Esperança.
Câmbio. Desligo.

Comentários