[Resenha] Mentira Perfeita - Carina Rissi
- Bianca Santos
- 15 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

TÍTULO: Mentira Perfeita
AUTORA: Carina Rissi
EDITORA: Verus
PÁGINAS: 462
GÊNERO: Literatura Nacional / Romance

Quando vi o título do livro fiquei me perguntando o que levaria alguém a denominar uma mentira como "PERFEITA", será o fato de que ela não fosse descoberta, ou talvez a ideia que ela causaria apenas benefícios? (O que eu duvido que seja possível). Mas, enfim, descobri ao terminar os últimos capítulos do livro o que levou a autora a escolher esse título e achei extremamente romântico o motivo, mas vou deixar isso pra vocês descobrirem sozinhos!
O Livro tem sua narrativa contada por Julia e Marcus, o que eu acho uma vantagem e tanto pra essa história, pois desde o começo sabemos exatamente o que se passa e o que leva eles a tomarem algumas atitudes extremas que se fosse outro caso teríamos que tentar adivinhar os motivos.
O livro começa falando sobre o pesadelo que Júlia está passando, sobre seus medos de perder sua tia, que é mais sua mãe do que qualquer outro ser humano, e com medo de sua tia infartar acaba levando à frente a mentira de seu amigo que ela tem um noivo. Claro que a tia insiste em conhecê-lo, e é nesse momento que somos levados da realidade de Júlia para a de Marcus.

Marcus, um cara lindo e forte, que quer ter sua liberdade, mas com a família amorosa que tem não vai conseguir ir muito longe com seu plano se não aceitar algumas exigências deles. Isso porque faz 3 anos que por causa de um acidente ele fica em uma cadeira de rodas, e sua família com medo dos desafios que ele pode enfrentar por ser cadeirante não aceita facilmente a vontade dele de ser independente. Cedendo apenas a sugestão de ele ter um enfermeiro ou acompanhante todo o tempo.
E é claro que a vida dessas duas pessoas tem que se cruzar! Em um momento de desespero dos dois eles aceitam a ideia de que um precisa da ajuda do outro. Mesmo que ambos sejam totalmente diferentes!
Júlia aceita qualquer coisa que possa salvar a vida de sua tão amada tia, mas ao mesmo tempo que lida com o medo de perdê-la e seus traumas, ela começa a enfrentar problemas no serviço com alguém querendo lhe prejudicar, o que leva a uma revelação muito surpreendente e que sem dúvida muda a vida dela e de Marcus.
Já Marcus faz um acordo com Júlia porque o que ele mais deseja, depois de três anos em uma cadeira, é ter de volta toda a independência que ainda pode ter, e como Júlia ele também carrega com ele medos e traumas.
Já ouvi outros dizerem que não gostaram do livro por ele ser clichê, por falar de um amor que surge entre duas pessoas impossíveis, mas depois de ler o livro percebi que apesar de ser clichê essa ideia do livro o modo em que isso acontece compensa todo o resto.
A inocência de Júlia, sua falta de auto confiança, e auto estima em contraste com o espírito livre, determinado e libertino de Marcus dão um ar especial a relação que eles vão criando com o passar do livro!
Algo que me chamou a atenção no livro é também a ideia de seus protagonistas não serem perfeitos. Geralmente pelo menos um deles é a perfeição em pessoa (na aparência ou na personalidade), mas nesse livro Júlia usa óculos, tem beleza mediana e é uma menina complicada quando se trata de relacionamentos e Marcus apesar de ser lindo é cadeirante e obstinado. Eles retratam meros mortais como nós, passando por preconceitos ou sendo deixados de lado aos olhos de quem procura um pretendente!
O final é lindo e mais do que esperado, mas dou destaque a como o que eles sentem um pelo outro se transforma em meio as mentiras que contam a seus familiares, um ao outro e a si mesmos!
O livro traz algo novo para mim também, uma lição de moral em meio aos últimos capítulos do livro, nos fazendo repensar como encaramos outros e a nós mesmos.
Pra quem quer rir, se apaixonar e se assustar com algumas revelações... boa leitura do livro "Mentira perfeita"!
Nota da editora: Mentira Perfeita é um Spin-off de Procura-se um Marido, ainda não resenhado no USO.

Comentários