top of page

[Resenha] Uma Curva no Tempo - Dani Atkins

  • Luana Alves
  • 1 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura

Hey, você!

Desde o ano passado que ler algo da Dani Atkins estava nos planos. Bota aí pra conta que li mais uma mulher em 2018 e mais um autor inédito.

TÍTULO: Uma Curva no Tempo

AUTOR: Dani Atkins

EDITORA: Arqueiro

PÁGINAS: 235

GÊNERO: Ficção inglesa/ Romance/ Drama/ Coming-of-age

Uma Curva no Tempo é narrado em primeira pessoa por Rachel. Já na primeira página ela nos deixa confusos e fala sobre a necessidade de começar a contar os fatos a partir da noite do acidente.

Na noite em que os amigos da escola combinam de se encontrar para se despedir, já que em breve todos estarão na faculdade, um trágico acidente tira a vida de Jimmy, melhor amigo de Rachel. Ela ficou gravemente ferida e mesmo muitos anos depois ela não conseguiu se recuperar totalmente, ficando com a vida estagnada em muitos aspectos. Cinco anos mais tarde, uma das amigas daquela turma vai casar e Rachel precisa enfrentar sua antiga cidade e rever seus antigos amigos. É tudo muito difícil para ela e as dores de cabeça se tornam cada vez mais intensas e culminam em um apagão. É a partir daí que a história muda de rumo completamente.

Rachel acorda no hospital, se vê noiva de um homem, com uma bem sucedida carreira e Jimmy está ali, vivo. Claro que ela surta. Eu surtei junto com ela.

É como se a gente pudesse vislumbrar como teria sido a vida de Rachel se o acidente não tivesse matado Jimmy, como se a história estivesse sendo desenrolada em um universo paralelo. O estranho é que Rachel tem plena consciência que aquela não é a vida dela e, embora a realidade alternativa seja muito melhor, ela quer voltar para a vida que ela conhecia.

Isso me irritou um pouco. Como assim ela dar chilique porque o Jimmy está vivo? Não era tudo o que ela queria? Mas, com o tempo ela se acostuma com a ideia de que a vida dela está melhor agora e começa a tentar achar respostas sobre o porquê dela acreditar num passado que (para todos ali) nunca existiu.


Gostei da escrita da Dani, mas a relutância da protagonista estava me irritando e não estava conseguindo me conectar com ela. Já tinha lido 3/4 do livro e estava decidida a classificar o livro com 3 de 5 corações, apenas bom. Nada demais. Mas, o final me fez mudar de ideia e dar mais um coração para o desfecho.

Sou a doida do buraco de minhoca. Todos os filmes que tratam sobre viagem no tempo, universo paralelo e realidade alternativa me conquistam. Assim, enquanto lia Uma Curva no Tempo, ficava tentando usar todo meu conhecimento de Física obtidos nesses filmes para teorizar sobre o que aconteceu com Rachel. E olha que eu sou boa, hein? Do tipo que entendeu Interestelar da primeira vez que assistiu e antes de terminar o filme já tinha desvendado os mistérios. Mas, Dani Atkins pegou uma curva e deu uma explicação que foi bem inesperada por mim. Pensando bem depois, poderia parecer uma resposta óbvia mas, quando li, fiquei de queixo caído. Foi uma resposta inteligente e convincente. E, para mim, surpreendente.

Gostei do romance que se desenvolve lentamente. Amei o pai da Rachel, nas duas versões da história. E amei essa edição. Que coisa mais linda essa capa, gente! A laminação é fosca, o que garante um toque acetinado à capa e dá vontade de ficar passando a mão sobre a superfície. Toda a diagramação está impecável. Arqueiro arrasa.

Para todos aqueles Físicos formados pela 7ª Arte, recomendo. Para fãs de romances fofos, recomendo. E para todos aqueles que gostariam de ter uma segunda chance, recomendo.


E você, o que faria se a vida lhe desse uma segunda chance?

 
 
 

Comments


PROCURE POR TAGS:
bottom of page