[Resenha] Meu ❤ e outros buracos negros - Jasmine Warga
- Lucas Gabriel
- 14 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
Resenha de “Meu ❤ e outros buracos negros” e a oposição de ideias com a série “13 Reasons Why”
Oi, gente! Tudo bem? Só pra interar vocês, hoje a resenha é sobre duas obras que tratam de depressão, então o assunto abordado será um pouco mais denso, certo? A parte voltada só a 13 RW tem spoilers, mas aviso na hora <3

TÍTULO: Meu Coração e Outros Buracos Negros
AUTORA: Jasmine Warga
EDITORA: Rocco
PÁGINAS: 312
GÊNERO: Romance | Young Adult | Sick Lit

O livro ‘Meu ❤ e outros buracos negros’ não é uma típica história de romance jovem, não é leve, feliz, mas sim trata com traços profundos a depressão. A autora tem a sacada de mestre em não jogar isso na sua cara (Ex: Tenho depressão, todos me odeiam, etc.), mas faz com que a personagem principal sinta como se uma lesma preta devorasse toda sua felicidade e força.
É perceptível que em certas coisas que acontecem alguns personagens estão tentando se aproximar da Aysel, mas a lesma preta coloca uma lente cinza, lenta, em tudo, até mesmo no amor da mãe para com ela.
Sim, há um motivo para ela ser assim, estar sendo corroída por essa dor e - vou avisando - é forte. Para acabar com isso a garota entra em um site de parceiros de suicídio e conhece um garoto que quer alguém que tire a própria vida com ele.
Os dois se conhecem, aos poucos se aproximam, e Roman, o garoto, expõe seu motivo também. A primeira metade do livro te insere no mundo e na mente de uma pessoa depressiva, te faz se sentir até “pesado”. Por esse motivo é mais difícil ler rapidamente, contudo a partir da metade as coisas começam a mudar.
A mudança pode parecer clichê, mas é, sim, o motivo maior que alguém poderia ter: o Amor. Aysel sempre se viu sem apoio emocional, sem sentimentos de ninguém e por ninguém, e no momento em que encontra um “parceiro de morte” se apega a ele, a única pessoa que a entende. Mas, ao descobrir que o ama, as coisas mudam, a lesma preta vai perdendo força conforme seu amor cresce…
Agora um pouco sobre 13 Reasons Why ;) - SPOILERS da 2º Temporada

13 Reasons trata da história de uma garota que, ao sofrer diferentes tipos de agressões psicológicas entra em depressão e chega ao suicídio. Contudo, antes de morrer, Hannah Baker grava fitas deixando seus ‘13 motivos’ que levaram a tal decisão. O USO tem a resenha do livro que inspirou a série (AQUI). Não posso negar que a intenção por trás do projeto da adaptação seja legal, mas para na intenção mesmo.
O que senti profundamente foi isso:
“Produtor Executivo da série: - Estamos lucrando, vamos continuar com a série. O que podemos fazer?
Escritores: - Ah, vamos fazer eles sofrerem mais e mais e mais e deixar as soluções bem pra depois.”
Não estou dizendo que os produtores não podem renovar uma série dando continuidade em dramas internos dos personagens, ao contrário, isso manteve e mantém muita história boa de pé, entretanto em 13 RW a coisa é séria.
A primeira temporada deixa o arco aberto com questionamentos de outro suicídio e o julgamento que está por vir (a mãe da Hannah está processando a escola). Foi uma ideia boa, mas terminamos a segunda temporada - te avisei que tem spoilers, hem - com: Um caso de estupro, um crime horrendo, com uma condenação de meses e só isso mesmo; os outros casos de Bullying só pioram e NINGUÉM faz nada, só leva a uma Season Finale onde ocorre mais um caso de agressão sexual envolvendo um objeto. E aí?
Unindo as duas obras. O spoiler acabou :)
Em 13 Rw as coisas pioram, pergunto-me como alguém pode fazer uma série para tratar de depressão e NÃO demonstrar, indicar, um caminho de luz. A mensagem é essa: Se você sofre bullying, agressão física, mental ou sexual, fica quieto, porque pode piorar, afinal, a justiça não tá nem aí, se houver uma condenação, vai ser mínima e logo seu agressor volta, tá?
As coisas podem até ser resolvidas na futura terceira temporada… Mas e quem sofre ou sofreu esse tipo de coisa e termina vendo a mensagem acima? Talvez essa pessoa não tenha mais um ano, não aguente mais um dia. E é aí que entra a diferença de Meu ❤ e outros buracos negros. Esse livro dá uma luz, mostra como o amor, apoio, pode mudar as coisas.
Ele não te dá soluções mágicas nas últimas dez páginas, contudo te fala: Olha, seus erros, o passado, nunca mudarão, mas a vida é assim, aprenda com isso, se agarre ao amor, sinta a vida, ajude alguém numa situação ruim, perdoe quem errou com você.
Lucas Gabriel
Comments