[Exposição] Castelo Rá-tim-bum
- Luana Alves
- 21 de jul. de 2018
- 3 min de leitura
Hey, criançada!

Criança de 10, de 20 ou de 35 anos, não importa. O assunto hoje é sobre uma exposição que me fez voltar no tempo e me sentir criança outra vez.
Ano passado, numa das visitas à Cau, que mora em São Paulo, tentei ver a Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, mas não conseguimos ingresso.
Imagina só minha euforia ao ser informada por um amigo que a Exposição viria para Ribeirão Preto?
Fiquei surpresa com o preço do ingresso, achei que seria bem mais caro. O preço da inteira é R$ 20,00 e estudantes pagam R$ 10,00.
O percurso não é muito longo, mas tem bastantes informações. Se você for sem pressa e disposto a ler tudo, levará mais de 45 minutos para concluir o passeio. Há croquis dos figurinos, o script de alguns episódios, informações técnicas de quem estava por trás do programa e até cartinhas de telespectadores. Essa parte é muito amor! Mesmo. Várias cartas, datadas de 1994 e 1995, de pequenos fãs que faziam desenhos dos seus personagens favoritos. Quis tanto ter mandado uma cartinha pra lá! Imagina a emoção do dono da carta ao encontrá-la depois de vinte e poucos anos?!
Comecei a passar vergonha já na entrada, diante do Porteiro.

Entramos e fomos recepcionados por um Nino em holograma e pelo Relógio. Depois encontramos a biblioteca do Dr. Victor e o Gato. Que coisa mais linda! Ali foi o meu primeiro chilique, não me controlei.
Passamos pelos Passarinhos, com figurinos, explicações sobre as personagens e uns ovos gigantes que eram usados no cenário.
Impossível não cantarolar o "Passarinho? Que som é esse?" Ao ver as roupas cheias de plumas.

Temos ainda o figurino da Penélope e uma linda e sorridente Penélope em holograma conversando um pouco com os visitantes.

Passamos por outros personagens importantes, como detalhes sobre o Bongô e o Dr. Victor e logo depois estamos no cenário mais importante do Castelo. Meu desejo era me jogar naquele sofá mais louco e mais lindo do mundo, mas não pode.

Atrás tem a icônica árvore do meio do Castelo onde tem a cobra rosa mais charmosa da teledramaturgia. Foi meu segundo chilique, ouvindo a Celessste falar com seus sons sibilantes e se mexendo pra lá e pra cá! Um sonho de infância realizado.
A cozinha estava do jeitinho que eu me lembrava, com aquelas gavetinhas por toda a parede e copos coloridos.
Mais adianta encontramos alguns móveis do quarto do Nino, mas, para minha decepção, não tinha a porta giratória para dar acesso ao quarto dele. Queria tanto girar ali.
Conheci a Adelaide, os figurinos e itens de ciência do Tíbio e do Perônio e logo depois entramos no esgoto do castelo. Chilique 3. O Mau e sua gargalhada fatal estão ali! Aiiii gente, como age com maturidade diante do Mau e do Godofredo? Não consegui.
Cada um dos personagens estão ali representados, todos eles! Tem muito do Zequinha, da Biba e do Pedro, do Telekid e dos dedinhos! Tem a Lana e a Lara dentro do lustre do Castelo, tem a Caipora e o Etevaldo!
Passei pelo Ratinho e pelo banheiro que imortalizou o "meu pé, meu querido pé que me aguenta o dia inteiro uô uô" e pelo famoso tanque de "lava uma mão, lava a outra, lava uma... mão".


Gritei, pulei e talvez, só talvez, fiz careta pras criancinhas saírem da frente para eu poder fotografar em paz.
Fiquei impressionada com o cuidado pedagógico por trás de cada episódio, como cada atração era pensada para nos fazer aprender alguma coisa.
E me encantei ao encontrar várias gerações ali, pais que assistiram e que levaram os filhos para conhecer ou os marmanjões que foram sem criança mesmo, só pelo prazer de relembrar e reviver a infância.
Um sonho!
Vou deixar as informações aqui caso você queira visitar a Exposição também:
A Exposição está no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e vai até o dia 31 de Julho. Funciona de terça à domingo.
É possível comprar ingressos direto do site: www.exposicaocasteloratimbum.com.br ou lá na bilheteria.

Comments