[Resenha] A Poção Secreta – Amy Alward
- Claudia Del Santo
- 2 de out. de 2018
- 3 min de leitura

Título: A Poção Secreta #1
(Primeiro livro da trilogia Diário de Uma Garota Alquimista)
Autor: Amy Alward
Gênero: Ficção infanto juvenil, Fantasia
Editora: Jangada
Páginas: 368
Ano de lançamento: 2017

Sempre ouvi falar tão bem desse livro, que não via a hora de chegar minha vez de lê-lo. E minha vez chegou, galera!!! Vim contar o que achei da leitura.
Sabe aquela impressão de que seria uma leitura leve, fofinha e singela? Se confirmou.
...
"E poções do amor não têm nada a ver com o amor, têm?
Elas provocam uma ilusão de que existe amor, uma fantasia.
Elas têm a ver com luxúria, paixão."
Samantha Kemi é uma adolescente que carrega o peso do seu sobrenome. Os Kemi foram os melhores misturadores de poções que o Reino de Nova já conheceu, contudo, na atualidade, perderam espaço para as poções sintéticas, fabricadas em grande escala pela corporação tecnológica Zoroaster.
A lojinha Kemi está praticamente abandonada e a família de Samantha tem passado por dificuldades financeiras, mas mesmo assim, se recusam a usar ingredientes sintéticos em suas poções.
Quando a princesa do Reino de Nova, Evelyn, acidentalmente ingere uma poção proibida (a poção do amor) e se apaixona pelo próprio reflexo, todos ficam em perigo. A princesa passa a correr risco de vida, pois seus poderes mágicos ficam fora de controle, e simultaneamente todo o reino está ameaçado. Por essa razão, uma Caçada Selvagem é convocada.
A Caçada Selvagem é uma competição entre os melhores alquimistas do reino para encontrar o antídoto que neutralizará a poção que a princesa tomou.
Samantha Kemi, uma talentosíssima aprendiz de alquimia, vê na Caçada a oportunidade de devolver aos Kemi o prestígio e o reconhecimento perdido. E claro, sair do vermelho e reerguer a loja de poções naturais da família.
É então que começa a grande aventura em busca de ingredientes inusitados e disputas acirradas entre os alquimistas que querem ganhar a competição a todo custo.
A narração é intercalada entre Samantha Kemi e a princesa Evelyn, sendo que a parte da Sam é narrada em primeira e a da princesa em terceira pessoa. O título do capítulo é o nome da narradora, então não tem como fazer confusão.
Gostei de como a história transcorreu. A autora não teve pressa em situar o leitor no mundo criado por ela. Aos poucos vamos entendendo como funciona o universo em que a trama se desenrola. Inclusive, fiquei muito envolvida, torcendo por Samantha e sua equipe a cada busca por um novo ingrediente.
Sem contar o romance fofinho entre Sam e Zain Aster, o herdeiro das Industrias Zoroaster e que também é um importante competidor na Caçada.
Esse livro é perfeito para estimular o hábito da leitura em adolescentes, pois contém aventura, mundo mágico, romance leve, criaturas como unicórnios, sereias e monstros da neve... É diversão garantida. Além disso, a autora transmite de forma bem direta a importância da união familiar.
Existem pontas soltas sim, como por exemplo, o que aconteceu com a grande vilã da história? Como a princesa, tão esperta, tomou a poção por engano? Mas como se trata de uma trilogia, imagino que as respostas serão encontradas nos próximos volumes.
A capa e a edição estão lindíssimas, com verniz localizado na poção da capa. A tampa do vidrinho é uma coroa laminada. Uma graça!
Esse é o segundo livro que leio da editora Jangada, e os dois estão num capricho só, viu?
Pelo que vi por aí, as próximas edições seguem o mesmo estilo juvenil e de bom gosto.
Quero muito ler as continuações para saber como toda essa história acabará.
Confesso que foi uma delícia de leitura.
É a pedida certa se você quer um livro rápido, jovem e descomplicado. Recomendadíssimo!
Beijo.
Câmbio. Desligo.

Comments