top of page

[Utilidade Pública] Os Benefícios da Leitura

  • Claudia Del Santo
  • 15 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

E para que serve uma página da internet (ou mídia social) voltada para conteúdos literários senão incentivar a leitura? Vamos falar abertamente sobre os benefícios que a leitura traz para vida dos indivíduos e os motivos que deveriam nos estimular a ler mais.

Certa pesquisa relatou que uma pessoa tem condições de ler 36 livros por ano, sem que eles atrapalhem as demais atividades cotidianas, contudo, foi constado (pelo ibope em 2014) que o brasileiro lê em média 4 livros anualmente, mas completa a leitura de apenas 2,1 desses livros. Sem mencionar que 50% dos entrevistados se definiram como não leitores. Se comparada a outros países a média brasileira é muito, muito baixa.

É claro que ler é uma forma de entretenimento, e isso depende do gosto de cada um. Tem pessoas que gostam de assistir novelas, de ouvir músicas, de fotografar, de dançar... É muito pessoal, mas a boa notícia é que o prazer pela leitura pode ser adquirido. É como quando alguém não gosta de determinado alimento. A persistência traz a tolerância e o tempo pode levar a apreciação.

É importante também termos uma visão equilibrada sobre a leitura, não encará-la como obrigação e nem como status.

Agora vou apresentar alguns benefícios de quem lê com frequência:


  • Aumenta a visão de mundo e amplia o senso crítico.

A leitura conduz a pessoa para outras realidades, fazendo com que vivencie novas experiências. Propicia novas formas de pensar. Inclusive, pensar é o processo mais importante no exercício da leitura. O leitor precisa ser capaz de participar do texto, ou seja, propor soluções para os problemas apresentados. Ele tem que compreender tanto o texto quanto o contexto do que está lendo. Portanto, a leitura está longe de ser passiva. Com o exercício da leitura, passamos a não aceitar o que está impresso como verdade absoluta. É essa análise criteriosa do que lemos que amplia nosso senso crítico.

  • Potencializa a comunicação oral e escrita.

Quem lê mais se expressa melhor e se comunica melhor, pois aumenta o vocabulário. Amplia a compreensão da linguagem oral, da escrita, da interpretação de texto. A leitura possibilita que pratiquemos todas as modalidades da linguagem.

  • Faz com que exercitemos a empatia.

Empatia é compreender emocionalmente o outro; se colocar no lugar dos outros. Quando lemos temos a tendência de nos identificarmos com o personagem principal da história ou com os secundários (no caso de ler ficção, biografia...) e de nos solidarizarmos com sua condição. Ficamos nos perguntando se agiríamos da mesma forma se estivéssemos passando por aquela situação. Chegamos até ao ponto de ficar tristes ou felizes com o insucesso ou sucesso dos personagens. Isso é empatia colocada em prática.


  • Desenvolve nossa criatividade, imaginação e memória.

Quando assistimos filmes, séries, desenhos animados, as imagens, os locais, a aparência dos personagens nos é dada pronta. Quando lemos, precisamos imaginar cada coisa segundo a descrição do autor. Dessa forma, aperfeiçoamos nossa imaginação e criatividade. A prática regular da leitura também estimula a memória e expande o potencial da mente.

  • Adquirir mais conhecimento.

A leitura tem um papel fundamental como agente do conhecimento. Quanto mais lermos, mais sabedoria vamos adquirir.

  • Reduz o risco de contrair doenças cerebrais degenerativas na velhice.

Quem lê com regularidade tem 30% menos de chance de reduzir as funcionalidades do cérebro na idade avançada.


E então, esses são ou não são bons motivos para te estimular a ler mais?

Então, boas leituras para nós!!


Câmbio. Desligo.

 
 
 

Comments


PROCURE POR TAGS:
bottom of page