[5 Motivos para Ler] O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
- Claudia Del Santo
- 23 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Considerado por muitos como uma história de amor transcendente e sobrenatural, O Morro dos Ventos Uivantes conta a história da família Earnshaw depois da adoção de um garotinho órfão, nomeado de Heathcliff.
A adição do novo membro à família e a declarada preferência do Sr. Earnshaw por Heathcliff causou muita mágoa e rancor em seu filho legítimo, Hindley; no entanto, esse sentimento não era partilhado por Catherine, a irmã, que por sua vez, se apegou muito ao garoto.
Com a morte do Sr. Earnshaw, Hindley não perde a chance de humilhar, maltratar e rebaixar o irmão adotivo, que se torna uma pessoa sombria, violenta e amarga. Essas falhas de personalidade se enraízam de vez em Heathcliff quando Catherine anuncia a decisão de se casar com Edgar Linton, um rapaz rico da vizinhança, mesmo estando apaixonada pelo órfão.
Disposto a se vingar de todos que, de algum modo, lhe prejudicaram, Heathcliff vai embora, voltando um tempo depois para colocar seu plano maligno em prática. Até mesmo a paixão desmedida que sente por Catherine será marcada por intempéries.
Vim aqui hoje para dar cinco bons motivos para que você também conheça esse clássico e mergulhe numa leitura perturbadora e intensa, que promete mexer com seus sentimentos.

MOTIVO 1. LEITURA OBRIGATÓRIA - Se houvesse uma lista de livros obrigatórios que qualquer leitor de respeito deveria ter em seu currículo, sem dúvida O Morro dos Ventos Uivantes estaria entre eles, afinal, a literatura inglesa (e mundial) se transformou depois dessa obra marcante.
MOTIVO 2. EXCELENTE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS - Embora a autora tenha pontuado o lado sombrio da natureza humana em seus personagens, eles são tão intensos e imperfeitos que é impossível deixar o leitor apático. Você vai, invariavelmente, amá-los ou odiá-los.
MOTIVO 3. POLÊMICO - Uma obra polêmica e de muitas interpretações. O Morro dos Ventos Uivantes é um dos livros mais lidos, comentados e adaptados de todos os tempos. Ainda causa muita divergência de opinião e análise psicológica entre os leitores (telespectadores), que condenam ou absolvem os personagens por suas ações.
MOTIVO 4. ATEMPORAL - Mesmo tendo sido lançado a mais de 170 anos, é um livro que conquistou a juventude. Embora seja considerara uma obra cult e sofisticada, está sempre nas mãos de jovens leitores, que não raro, fazem uma releitura da obra quando mais velhos. A saga Crepúsculo ajudou ainda mais a popularizar a leitura do clássico.
MOTIVO 5. CRÍTICAS VELADAS À SOCIEDADE - A impossibilidade do amor de Heathcliff e Catherine se dá, principalmente, pelo fato de o rapaz não ter instrução e recursos para manter um casamento. Naquela época a sociedade não toleraria a união entre um criado órfão e uma garota de família. Além disso, Joseph é uma crítica latente aos fanáticos religiosos.
Anote a dica, porque essa é uma obra indispensável. É claro que há mais do que cinco motivos para ler. Se lembrar de algum, deixa nos comentários, okay? Um beijo e até a próxima dica de leitura.
Câmbio. Desligo.

留言