top of page

[Cinco Motivos para Ler] Jane Eyre – Charlotte Bronte

  • Claudia Del Santo
  • 24 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

TÍTULO: Jane Eyre

AUTORA: Charlotte Brontë

EDITORA: Folha de S.Paulo. Coleção Folha (Mulheres na Literatura)

GÊNERO: Romance Inglês, Romance Clássico.

PÁGINAS: 604

Olá, leitores, como estão?

Esse ano tive a oportunidade de reler O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë) e fiquei tão embasbacada quanto fiquei da primeira vez em que li a obra.

Imaginem minha expectativa quando comecei a leitura de Jane Eyre, escrito pela irmã da autora de O Morro dos Ventos Uivantes, Charlotte Brontë.

É claro que existem similaridades, mas Jane Eyre é uma leitura mais leve e reflexiva, já “O Morro” é bem mais intenso e passional. O fato é que o talento na família para a escrita é inquestionável.

A vida de Jane Eyre nunca foi fácil. Orfã de pai e mãe, passa sua primeira infância na casa da tia, sofrendo maus tratos e forte pressão psicológica. Depois que é enviada para um reformatório feminino, ainda bem pequena, é afligida por fome, frio e vê muitas de suas colegas de confinamento morrerem por uma epidemia.

Mesmo sem ter sido agraciada pelos encantos da beleza, Jane Eyre se dedica aos estudos e com apenas 18 anos torna-se preceptora de uma garotinha francesa, Adèle. É na casa do tutor dessa menina, o Sr. Rochester, que Jane encontrará seu sentido na vida.

A autora=demonstra através de sua personagem a possiblidade de a mulher ser independente, mesmo na época em que o casamento era o meio mais adequado para a sobrevivência feminina. Além disso, existe uma forte crítica ao conservadorismo religioso.

Existem muitos, mas muitos motivos para se ler esse clássico da literatura, contudo, pensei em 5 deles para te convencer a dar uma chance pra história arrebatadora:


MOTIVO 1. SUPERAÇÃO. A obra nos ensina que não importa quão ruim tenha sido nosso começo na vida, no final podemos escolher sermos bons;


MOTIVO 2. A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS. Jane Eyre entendeu que seu futuro dependia só dela, por essa razão se dedicou muito aos estudos. Vale citar que a moça teve uma professora que foi sua grande inspiração;


MOTIVO 3. LIVRAMENTO. A protagonista, com o tempo, consegue se livrar de pensamentos negativos a respeito dela mesma, incutidos desde a infância;


MOTIVO 4. AUTO-ESTIMA. Mesmo sabendo que não está dentro dos padrões de beleza da época, Jane compreende que beleza não é tudo, e que há muitas razões para se amar;


MOTIVO 5. O PODER DO PERDÃO. Embora tenha muitos motivos para alimentar rancor, Jane sabe que ficar prisioneira de sentimentos ruins só lhe traria prejuízo. Por isso ela decide ser feliz e se liberta de ressentimentos passados, perdoando aqueles que a fizeram sofrer.


Esse é um baita de um livro, galera! Fico feliz por ter realizado essa leitura e conhecido essa história incrível. Fica minha recomendação para que você dê uma chance para a obra.


Um beijo.

Câmbio. Desligo.


 
 
 

Comments


PROCURE POR TAGS:
bottom of page