[Resenha] Graphic Novel de Orgulho e Preconceito
- Luana Alves
- 20 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
História boa merece ser contada, recontada, encenada, ilustrada e adaptada. Quanto mais melhor!
Sendo assim, tudo o que fizerem de Orgulho e Preconceito eu vou fazer questão de ver, ouvir ou assistir.

Esta é a minha primeira (de muitas que virão, estou certa disso) Graphic Novel da Nemo. E que amor! As ilustrações são de Robert Deas e as personagens me lembraram bastante os atores que interpretaram Darcy e Lizzy no filme. Gostei disso porque sempre que os imagino, imagino com aquelas roupas e rostos, rs.
A GN tem 141 páginas. Se pararmos pra pensar, é bem reduzido em comparação às tantas páginas do livro da Jane Austen, ainda mais levando em conta o espaço reservado para as ilustrações. Mas, o que me deixou fascinada é que a história está toda ali! Os diálogos mais marcantes, os acontecimentos mais importantes. Ian Edginton, que adaptou o livro para a HQ, fez um excelente trabalho em resumir sem cortar.
As folhas são de excelente gramatura, bem foscas, então a leitura é agradável e o manuseio também. Tem cara de coisa boa, sabe? Durável.
E a importância dessa releitura me deixa sem palavras. Crianças poderão ler, sem dificuldade alguma de entendimento, um clássico! Adultos que não gostam de ler clássicos, por conta da linguagem mais arcaica, poderão ler Orgulho e Preconceito sem sofrer prejuízo algum da história. Professores poderão usar uma GN para apresentar um clássico para os alunos, despertando o interesse deles pela literatura. Jovens sentirão prazer em ler Jane Austen! Que coisa maravilhosa essas possibilidades!
A Nemo tem outras Graphic Novels de clássicos e isso faz um bem danado para a disseminação da literatura, sem excluir ninguém, deixando-a acessível para quem quiser dela usufruir. Só sei amar iniciativas como esta, gente. Nemo, sinta-se abraçada.

O livro da Jane Austen já foi resenhado aqui no USO e se você quiser saber do que se trata Orgulho e Preconceito é só ler AQUI.


Kommentit