[Julho] Datas Literárias do USO
- Luana Alves
- 23 de ago. de 2018
- 6 min de leitura
Estamos no final de Agosto? Sim, e daí? hehe 😊
Demorou um pouquinho mais do que deveria, mas consegui vir aqui para reunir todas as datas importantes que foram lembradas nas redes sociais do USO em um só lugar e com extras, porque somos totalmente demais, dema-a-a-ais!
Já explicamos o projeto AQUI, mas vale ressaltar que estes posts têm o objetivo de destacar datas importantes para a literatura, seja o dia do nascimento de um autor consagrado, o dia que o personagem famosão assopra as velhinhas, um dia reconhecido pelo país para celebrar a leitura e afins.
Vamos ver quais dias importantes tivemos em Julho?

13 de Julho - Dia do Rock
Tivemos um post todinho sobre isso aqui no blog, mostrando que muitas vezes os artistas e bandas se inspiram em livros, personagens para criar suas canções. O Pink Floyd fez um álbum inteiro inspirado em um único livro. Quer saber mais? AQUI.
15 de Julho - Dia de São Swithin e a noite da festa de formatura de Emma e Dexter.
Na manhã seguinte eles seguirão caminhos diferentes. Onde estarão dali um ano? E nos anos seguintes? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Um dia, livro maravilhoso de David Nicholls, nos deixa acompanhar os 15 de julho da vida de Emma e Dex, de 1988 até 2007.
A cada ano ficamos sabendo o que esses dois aprontaram e se estão mais próximos ou mais distantes um do outro.
Com personalidades palpáveis, diálogos engraçados e inteligentes e um enredo sem pressa, Um Dia se tornou um dos meus livros favoritos da vida. A adaptação também é muito boa e você encontra na Netflix. Há quem prefira o filme, até.
20 de Julho - Dia da amizade.
É claro que não poderíamos nos esquecer dos bons amigos da literatura, que tanto nos inspiram. Fizemos uma seleção de amizades célebres dentro dos livros. ✔ Pequeno Príncipe e a Raposa (O Pequeno Príncipe). “Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas eu fiz dela um amigo. Agora ela é a única no mundo”. A raposa disse que somos responsáveis por aqueles que cativamos e fez o pequeno príncipe compreender que sua rosa era única, embora houvesse milhões de outras rosas no mundo. ✔ Irmãs Song (Para Todos os Garotos que já Amei). É lindo ver que o laço que une as garotas Song vão além do parentesco. Só quem tem um irmão ou irmã, e que também é um amigo, sabe o presente que isso é. Ainda bem que eu tenho a sorte de ter uma irmã/amiga, como a Lara Jean. ✔ Serena e Blair (Gossip Girl). Essa é uma amizade muito semelhante as da vida real, cheia de altos e baixos, mas sem dúvida, Serena e Blair fazem parte uma da vida da outra nos melhores e piores momentos. E o que é a amizade senão isso? ✔ August Pullman e Jack Will (Extraordinário). Toda amizade tem seus desafios, mas na infância, enquanto estamos desenvolvendo nossa personalidade, pode ser ainda mais difícil ser amigo de alguém que é excluído. E foi aí que o Jack deu um show, aceitando e amando o Auggie do jeitinho que ele é.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔ Katniss e Gale (Jogos Vorazes). Esses dois se apoiavam para sobreviver e para cuidar de suas famílias. Quando Katniss se voluntariou para ir para os jogos no lugar de sua irmãzinha, Gale prometeu que cuidaria da família dela. Teria um jeito mais lindo de provar a amizade? ✔ Jack e Early (Em algum lugar nas estrelas). Early tem Asperger e Jack está se sentindo sozinho em uma escola nova após a morte da mãe. Os dois saem em uma aventura e acabam descobrindo o valor de uma amizade verdadeira. ⠀ ⠀
24 de Julho – Alexandre Dumas (Pai). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Esse importante escritor francês escreveu muitas obras significativas para a literatura, como por exemplo Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo. Ele nasceu dia 24 de Julho de 1802. Seu filho, que assinava o mesmo nome que o dele, seguiu seus passos, tornando-se também escritor.
O corpo de Alexandre Dumas esteve no cemitério de Villers-Cotterêts (onde nasceu) até 30 de Novembro de 2002, quando o presidente Jacques Chirac deu ordem de exumação. Numa cerimonia televisionada os restos mortais do escritor foi carregado por homens vestidos como os mosqueteiros para o Panteão de Paris, onde permanece até hoje.
25 de Julho - Dia Nacional do Escritor ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Um viva para todos os escritores desse país! Ser escritor tem seus desafios: ter inspiração, conseguir um público que acompanhe, pessoas que se identifiquem com a obra. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ No Brasil há ainda mais desafios: imensa maioria de pessoas que não gostam de ler, publicação editorial difícil etc. Sabendo das dificuldades para os escritores se manterem no ofício, só podemos agradecer o esforço que fazem e apoia-los. Afinal, eles deixam nossas vidas tão mais felizes! Deixo o trecho de uma autora nacional de extrema importância, Carolina Maria de Jesus, falando sobre sua obra: ❝ Escrevo a miséria e a vida infausta dos favelados. Eu era revoltada, não acreditava em ninguém. Odiava os políticos e os patrões, porque o meu sonho era escrever e o pobre não pode ter ideal nobre. Eu sabia que ia angariar inimigos, porque ninguém está habituado a esse tipo de literatura. Seja o que Deus quiser. Eu escrevi a realidade. ❞
26 de Julho - Aldous Huxley
O primeiro livro da minha coleção foi Admirável Mundo Novo, que ganhei quando tinha cerca de quinze anos e tenho até hoje. Então, tenho muito carinho pela obra e pelo autor. Foi por meio desse livro que mergulhei no universo da literatura.
Aldous Leonard Huxley nasceu em 1894 na Inglaterra.
Durante a década de 1920, Aldous Huxley conviveu com o grupo de Bloomsbury, do qual fazia parte artistas, intelectuais e escritores, como Virginia Woolf, e publicou mais de uma dezena de livros, entre os quais está "Contraponto".
Por volta de 1930, Aldous Huxley estabeleceu-se na França, onde escreveu sua obra mais conhecida, "Admirável Mundo Novo", com a qual ganharia fama internacional. Através de uma sombria ficção científica, o escritor estabeleceu uma visão pessimista de uma futura sociedade tecnológica.
Foi um entusiasta do uso responsável do LSD como catalisador dos processos mentais do indivíduo, em busca do ápice da condição humana e de maior desenvolvimento das suas potencialidades.
Aldous Huxley morreu no dia 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente John F. Kennedy foi assassinado.
27 de Julho - Alexandre Dumas (Filho) ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Sabe aquela expressão “filho de peixe, peixinho é”? Vemos como faz sentido ao ver quantas similaridades os dois Alexandre Dumas, pai e filho, possuem. Além de terem nascido no mesmo mês, assinarem o mesmo nome, pai e filho também se destacaram como conceituados autores. Como filho ilegítimo, Alexandre Dumas Filho deixou marcas em suas obras sobre essa questão, como em O Filho Natural. Devido ao preconceito que viveu por ser filho bastardo, defendeu a obrigatoriedade dos pais de reconhecerem seus filhos. ⠀⠀ Sua obra mais famosa é A Dama das Camélias, um romance autobiográfico inspirado no seu relacionamento com uma cortesã. Marie Duplessis foi amante do autor de 1842 à 1845. Ela faleceu em 1847 e ADF, profundamente abalado, decidiu escrever sobre o que viveram juntos. A famosa ópera La Traviata foi baseada neste livro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Ao todo, Alexandre Dumas Filho escreveu 14 romances e diversas peças teatrais.
30 de Julho - Mario Quintana
Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro.
Ele estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia, pela profundidade e pela perfeição técnica, ele trabalhou como jornalista quase toda a sua vida. Traduziu mais de cento e trinta obras da literatura universal, entre elas Mrs Dalloway de Virginia Woolf.
Em 1940, ele lançou o seu primeiro livro de poesias, A Rua dos Cataventos, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, e lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manuel Bandeira. Em 1980 recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.
Deseja conhecer alguns de seus poemas? AQUI.
31 de Julho - J. K. Rowling (e Harry Potter)
Joanne "Jo" Rowling nasceu em 1965 na Inglaterra. Rowling teve a ideia de escrever a série Harry Potter, seu maior sucesso, enquanto estava num trem indo de Manchester para Londres, em 1990. Em 1997, finalizou o primeiro dos sete livros da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal e o último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, em 2007.
Sua menina dos olhos, o bruxinho Harry Potter recebeu a mesma data de nascimento de sua criadora, completando 38 anos este ano. O livro, que hoje faz parte da série literária mais vendida da história, foi entregue a doze editoras, das quais todas recusaram o manuscrito. Imagina se arrependimento matasse, não é mesmo?
Desde então, Rowling já escreveu quatro livros para o público adulto, Morte Súbita (2012) e, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, O Chamado do Cuco (2013), precedido por O Bicho-da-Seda (2014) e Vocação Para o Mal (2015).
Ela é a autora britânica com o maior número de vendas, chegando a mais de 238 milhões de libras em livros vendidos. A Lista dos Ricos do Jornal Sunday Times de 2016 estimou a fortuna de Rowling em 500 milhões de libras, classificando-a como a 197ª pessoa mais rica do Reino Unido.
Foi ou não foi um mês especial? Isso porque nem citei a célebre pessoa aqui nascida ao dia 22. Haha

Comments